Antes de contar a história, explore o título. As crianças que já escrevem podem listar quem mora no seu coração e o porquê. Para as que ainda estão em fase de alfabetização pode ser feita uma lista coletiva com nomes mais gerais tipo pai, mãe, irmãos...
Conte a história e explore as imagens: em que elas se relacionam com o texto, o que despertam...
Falar sobre as emoções sempre é bom. Pode ajudar a turma a se conhecer melhor e histórias importantes das vidas das crianças podem chegar até o professor.Dependendo da faixa etária, várias palavras no texto serão desconhecidas das crianças (raças, ancestrais, cidadão, etiqueta...). O significado pode ser descoberto no contexto da história e o dicionário também pode ser usado para tirar dúvidas e formular ou esclarecer conceitos.
Após a leitura e exploração do livro, as crianças podem desenhar a partir de certas passagens da história ou a partir das discussões e sentimentos que o livro despertou.
A reescrita da história pode produzir bons textos e desenvolver a habilidade de escrita em várias faixa-etárias.A história também pode servir de fonte de inspiração para outras histórias: incentive seus alunos e ajude-os a desenvolver a criatividade com sugestões e idéias.É importante lembrar que nada disso será interessante se o próprio mediador não se encantar com a história. Afinal, como despertar o prazer da leitura se você não o sente?
Fonte: http://www.sitedeliteratura.com/Educacao/gentequemora.htm
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