Só Templates

Créditos



Layout by



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ruth Rocha para jovens - O mistério do caderninho preto

    É claro que apesar da faixa etária citada (9 a 11 anos - 5ª e 6ª série) esse livro de Ruth Rocha é interessante para todas as idades. O título do primeiro capítulo "Vamos escrever um livro?" já nos transporta para o universo da escrita. Maria Emília, 15 anos, resolve escrever um livro junto com seu amigo Pedro. Os dois são apaixonados pela leitura: "O que eu gosto mesmo, que nunca me cansa é ler" fala Maria Emília.  Logo na primeira página estabelece-se a relação entre ler e escrever. É necessário ler muito, conhecer vários autores para ter o que dizer, o que escrever. Em sala de aula essa já pode ser a primeira discussão: O que temos lido? Por que é importante ser um bom leitor para escrever com competência? É possível ser um bom escritor sem lermos muito?
    Através do processo de escrita de Maria Emília e Pedro perpassam as dificuldades que todo escritor enfrenta: o que escrever? Como? O que é desnecessário dizer? Que personagens construirão meu texto? Maria Emília e Pedro resolvem escrever um livro sobre um caderninho muito suspeito de um professor.

" - ... E por que foi que você escolheu dois personagens principais? É porque parece nós dois?
- Não, é porque assim eles podem discutir tudo.." (pág. 16)
A construção e reconstrução constante do texto, a intertextualidade e a relação ficção-realidade são temas que podem ser explorados através do livro. Ao invés de discutir teoricamente o que é intertextualidade, por exemplo, você, professor, pode discutir com seus alunso como é essa relação entre os textos a partir do próprio livro. Maria Emília e Pedro citam vários outros textos como Alice no país das maravilhas e os trazem para a construção do seu próprio livro:

"  - Depois a gente vê. Como é que a gente começa?
- Eu estou lembrando da Alice no país das maravilhas - disse o Pedro.
- O quê?
- Aquele pedaço em que o Coelho Branco pergunta ao rei: "Com licença de Vossa Majestade, devo começar por onde?" E o rei responde: "Comece pelo começo, vá até o fim. Então, pare".
- Pois vamos começar. Afinal, "é caminhando que se faz o caminho..."

0 comentários:

Postar um comentário